JANELAS EM TELHADOS

JANELAS DE TELHADO :

  Desde início da humanidade ele (o telhado) teve como principal função a proteção. A função protetora do telhado tem sido aperfeiçoada através dos anos de acordo com as necessidades do homem.

Hoje, o telhado é considerado como uma das mais importantes partes de uma casa, novos materiais,  novas técnicas agregadas as já consagradas valorizaram muito esta parte das casas modernas. 

Uma das mais revolucionárias e modernas técnicas de utilização do telhado é o aproveitamento do sótão (definido como o espaço existente entre o forro e a cobertura), que foi viabilizada com o implemento das janelas de telhado, que possuem referências de aplicação desde meados da década de quarenta.

Muitos ainda tem algum receio em construir aberturas no telhado, como por exemplo janelas, com a preocupação de evitar a permeabilidade (famosas goteiras), esta precaução, impediu durante muitos anos a utilização dos sótãos. Hoje em dia, este problema já esta sanado com grande segurança pois através de novas técnicas de construção, visando a iluminação e ventilação natural é possível construir ambientes claros e ventilados, perfeitamente habitáveis e seguros. 

Outro fator importante desta idéia é a economia de energia. Janelas de telhados como fontes de luz e aquecimento para ambientes.

  1. Seu desenvolvimento datados anos 40, século passado;
  2. A primeira importação comercial no Brasil foi iniciada em 1993;
  3. Início da fabricação nacional em 2001.

As janelas de telhado vem ocupando um espaço cada vez maior no mercado da construção civil, foram projetadas para serem instaladas em telhados com inclinação igual ou acima de 30% (16 graus).

Agora contamos com fábricas no Brasil, com mesmo padrão europeu, diversidades de modelos e tamanhos, prazos de entrega reduzidos. A instalação é rápida e fácil, todas as peças e materiais de fixação acompanham a embalagem, os rufos se adaptam a todos os modelos de telha, a estrutura em madeira de reflorestamento, tratada contra insetos xilófagos (cumpim) e o fungo de apodrecimento, o revestimento externo é em chapas de alumínio,com  tratamento de pintura resistente as  intempéries. Os vidros são duplos com câmara de ar entre si, que o torna isolante térmico e acústico.

 

A janela de telhado proporciona 40% mais luz que uma janela de parede comum. Podem ser utilizadas em banheiros, salas, corredores, cozinhas, mezaninos, sótãos, criação de novos ambientes, etc.

São fabricadas em 4 modelos em 15 tamanhos, dimensionadas adequadamente as telhas disponíveis no Brasil, com acessórios como cortinas de escurecimento total, com comando manual ou elétrico para abrir e fechar a janela, ou um simples bastão com um gancho, ou até mesmo  acionamento elétrico, sensores de chuva, vento e fumaça.