Para qualquer pessoa que se ocupa com a construção de casas, está claro que o telhado é mais do que uma simples parte da casa.

Desde o início da humanidade ele (o telhado) teve com principal função de proteção. A função protetora do telhado tem sido aperfeiçoada através de todo os tempos da história da construção, sempre atendendo as necessidades do Homem.
Hoje o telhado é uma das partes mais importantes de uma casa, novos materiais, novas técnicas, juntadas às antigas, valorizaram tanto esta parte da casa, que assim, não teve mais limites.

Uma das mais revolucionária e moderna utilização do telhado é o aproveitamento do sótão (espaço que existe entre o forro e a cobertura). Com o desenvolvimento das janelas de telhado, iniciado nos anos 40 do século passado na Dinamarca, “Eureka” não havia nada mais no caminho. O sótão hoje é uma reserva secreta, para a ampliação da área de habitação de uma casa.

Por que o sótão não é ainda uma tradição entre nós? Porque a pergunta a respeito de iluminação e ventilação não era feita – se feita não havia resposta, principalmente porque o conhecimento técnico era limitado. Qualquer abertura no telhado havia o perigo da permeabilidade (as famosas goteiras). Este problema está resolvido, e com grande segurança.Essa nova técnica de construção, visando iluminação e ventilação natural deu vida não só ao sótão, mas todo e qualquer ambiente que necessite de luz e ar puro, bastando estar logo embaixo de um telhado.

  

Outro fator muito importante desta grande idéia é a economia de energia.
Janelas de Telhado: Luz como realizadora e fornecedora de ambientes.

  1. Seu desenvolvimento data dos anos 40 do século passado;
  2. A primeira importação comercial no Brasil iniciada em 1993;
  3. Início da fabricação nacional em 2001.

As Janelas de Telhado vem ocupando um espaço cada vez maior no mercado da construção civil, foi projetada para ser instalado em telhados com inclinação igual ou a cima a 30% (16°).

Agora com fábrica no Brasil, com o mesmo padrão europeu com maior diversidades de tamanhos e modelos e com prazo de entrega muito reduzido. A instalação é rápida e fácil, todas peças e material de fixação acompanham na embalagem, os rufos se adaptam a todo tipo e modelo de telha, a estrutura em madeira de reflorestamento, tratada contra insetos xilófagos (cupim) e o fungo de apodrecimento, o revestimento externo é em chapas de alumínio, com tratamento de pintura resistente às intempéries. Os vidros são duplos com câmara de ar entre si, que o torna isolante, térmico e acústico.

A janela de telhado proporciona 40% mais luz que uma janela comum na parede. Podem ser utilizados em banheiros, salas, corredores, cozinhas, mezaninos, sótãos, criação de novos ambientes, etc.

São fabricadas em 4 modelos e em 15 tamanhos, dimensionadas adequadamente às telhas disponíveis no Brasil, com acessórios como cortinas de escurecimento total, com comando manual ou elétrico, para abrir e fechar a janela, tem um simples bastão com um gancho, ou até com acionamento elétrico com ou sem controle remoto, sensores de chuva, de vento e de fumaça.